Uma dica muito útil para gerencia de firewall no ESXI via linha de comando, aqui vamos adicionar um endereço de IP , range de IP, remover o endereço e voltar com a configuração padrão permiti acesso a todos os IPs:

Adicionando IP e Range:
[root@localhost:~] esxcli network firewall ruleset set -allowed-all false -ruleset-id=sshServer

[root@localhost:~] esxcli network firewall ruleset allowedip add -ip-address=192.168.1.100 -ruleset-id=sshServer

Adicionando o range
[root@localhost:~] esxcli network firewall ruleset allowedip add -ip-address=192.168.1.0/24 -ruleset-id=sshServer

Remover um endereço de IP:
[root@localhost:~] esxcli network firewall ruleset allowedip remove -ip-address=192.168.1.100 -r=sshServer

Retornando as configurações padrões:
[root@localhost:~] esxcli network firewall ruleset set -allowed-all true -ruleset-id=sshServer

  • Ruleset-id devemos colocar o nome do serviço que desejamos configurar o IP ou range.
    Por default no firewall todos os serviços tem permissão de acesso para todos IPs.

Até a próxima …


No dia 23/01/2021, a VMware encontrou uma vulnerabilidade no client do HTML5, em sua notificação a empresa informa:

“Um agente malicioso com acesso de rede à porta 443 pode explorar esse problema para executar comandos com privilégios irrestritos no sistema operacional subjacente que hospeda o vCenter Server.”

Os seguintes produtos foram impactados no VMSA-2021–0002:

→ ESXi
→ vCenter Server
→ Cloud Foundation

Para corrigir esse bug no vCenter Server , a VMware informa que devemos atualizar a aplicação de acordo com a versão instalada em nosso ambiente ou uma execução de workaroud para o vCenter Server , vale ressaltar que…


Com o fim da vida útil do Adobe Flash Player, que ocorreu em 31/12/2020 e com a virada definitiva da sua não utilização em 12/01/2021, muito se perguntam “ Como irei acessar meu ambiente agora?”. Primeiramente recomendo um upgrade de versão caso você esteja abaixo do recomendado pela VMware que é informado através do KB 78589 e outro ponto é fazer sua matriz de compatibilidade.
No artigo temos a informação que atualizando apenas o vCenter Server para o 6.5 update 3 ( mínimo recomendado), teremos acesso ao ambiente web. …


Hoje em dia uma solução de backup é extremamente importante para pequenas, médias e grandes empresas.

Hoje venho fazer um overview de uma ferramenta que conheci através de pesquisas, tenho um cliente que o backup dele é no bom e velho robocopy, imaginem o trabalho para recuperar uma máquina virtual.

Confesso que não sou fã de backup, digo na administração dele, talvez pelas experiências nada agradáveis com o ArcServe, mas não tem como correr desta importância. O ESXi Free tem inúmeras limitações devido suas APIs serem read only, com a solução grátis de backup chamada VMCOM, podemos utilizar para nossos…


Fala pessoal….
O programa na qual eu espero ansioso todos os anos está com sua inscrição abertas, no second round de 2020, bati na trave, mas não desmotivei , continuei e continuo a trabalhar para fazer parte desta comunidade para obter conhecimento e repassar. Segue as informações para a aplicação de 2021.

O programa anual vExpert está com suas aplicações abertas , tendo o período de:

  • Abertura das inscrições: 20 de novembro de 2020
  • Data de fechamento: 8 de janeiro de 2021
  • Anuncio dos resultados: 11 de fevereiro de 2021

Para aqueles que obtiveram o sucesso vExpert 2020 no second…


Fala pessoal, dias atrás passei por um problema após a implementação do VCSA 6.7. Estava com erro de criar template customizado no Vcenter na versão 6.7 4000, na qual gerava o “error message: vim.fault.notfound”, olhei os logs para entender o que poderia está causando este erro, achei

vm.customizations.impl.VmCustomizationMutationProvider Error occurred while creating vm customization spec.

com.vmware.vim.vmomi.client.common.impl.MethodInvocationHandlerImpl.invokeFetch(MethodInvocationHandlerImpl.java:347)
at com.vmware.vim.vmomi.client.common.impl.MethodInvocationHandlerImpl.invoke(MethodInvocationHandlerImpl.java:191)
at com.sun.proxy.$Proxy946.getEncryptionKey(Unknown Source)

Em pesquisa encontrei o kb74963 que informa que este erro foi corrigido na versão VMware vCenter Server 6.7 U3b.

Diante desta informação, atualizei para a versão U3B (6.7 4200) conforme instrução, porém ao executar o template customizado o erro…


VIBs — DependencyError |Upgrade Esxi 6.0 para 6.5

Dias passados estava atualizando ambiente de ESXi de um cliente, fiz a homolgação com um host e obtive sucesso, então foi quando falei: Vamos botar a mão na massa e no primeiro host executando o meu step by step, recebo o seguinte erro.

Ao executar a linha de comando abaixo

esxcli software profile update -p DellEMC-ESXi-6.5U3–13932383-A00 -d /vmfs/volumes/3PAR_VV_VMWARE_PROD.10/Upgrade_ESXi/VMware-VMvisor-Installer-6.5.0.update03–13932383.x86_64-DellEMC_Customized-A00.zip

Foram encontrados erros de dependências de VIBs, fiz em 3 hosts para garantir que seria um problema isolado, porém todas as tentativas paravam no erro de dependência. …


Durante a configuração do vSAN em meu minúsculo, porém bem usual LAB, obtive esse alarme no momento da configuração do vSAN e confesso que nunca tinha visto nada parecido em ambientes na qual já trabalhei com o vSan, em pesquisa identifiquei que esse alarme é muito comum em upgrade de vSAN.

Esse se dá basicamente pelo “Quick Start” quando realizamos a configuração, padrão recomendadas para funções tais como: armazenamento e rede .Esses alarmes são intencionalmente comprimidos. Para inibir esses alarmes segui a seguinte recomendação:

Em vSphere Web Client vá em: Cluster > Configure > Configuration > Quickstart > Skip Quickstart.


Uma boa notícia para quem ainda não se aplicou ao programa vEXPERT 2020 2º Half, as inscrições para o programa será até o dia 25/06, abaixo cito os caminhos para a escolha de aplicações e alguns membros do programa que podem ajudar com dúvidas e o que deve ser feito.

Para acompanhar as novidades e realizar sua aplicação ao programa, siga o perfil do vExpert nas redes sociais twitter, site e fórum.

Lembrando que este programa não é uma certificação e sim um reconhecimento que você vem fazendo pela comunidade VMware, toda a avaliação é feita de acordo com a…


10 razões para realizar o upgrade para o vSphere 7

O lançamento da versão 7 do vSphere foi em 10 de Março de 2020, muitas empresas estão com suas versões não mais suportada pela VMware*, embora algumas relutem em realizar o upgrade para a última versão que possui grandes benefícios, abaixo uma listagem da 10 principais razões .

Sou um grande entusiasta do vSphere desde a versão 4.1 e a cada lançamento de suas versões temos grandes benefícios e esta não seria diferente, um exemplo é que podemos ter 2.500 host por Vcenter e mais de 30.000 VMs . …

Jorge Andrade

Quem sou eu? Um apaixonado por TI, filho, pai e apaixonado pela família.Desde 2000 nesta insana busca por conhecimentos. Ops! Amante de uma boa cerveja

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store