End of Life — Flash Player x vSphere webclient

Com o fim da vida útil do Adobe Flash Player, que ocorreu em 31/12/2020 e com a virada definitiva da sua não utilização em 12/01/2021, muito se perguntam “ Como irei acessar meu ambiente agora?”. Primeiramente recomendo um upgrade de versão caso você esteja abaixo do recomendado pela VMware que é informado através do KB 78589 e outro ponto é fazer sua matriz de compatibilidade.
No artigo temos a informação que atualizando apenas o vCenter Server para o 6.5 update 3 ( mínimo recomendado), teremos acesso ao ambiente web. Infelizmente ainda temos alguns casos em que o cliente por algumas particularidades não conseguirá realizar o upgrade de versão.

Desta forma podemos realizar o workaround de edição do arquivo mms.cfg, lembrando que a VMware não se responsabiliza por essa edição de arquivo e ficando apenas por sua conta e risco , conforme é informado no artigo oficial.
Então vamos lá!

Quando você for acessar o vSphere Web client, irá receber uma tela de erro parecido com a de baixo.

Erro vSphere Web Client

Vá até o caminho C:\Windows\SysWOW64\Macromed\Flash ou C:\Windows\System32\Macromed\Flash dependendo do seu sistema operacional e edite o arquivo mms.cfg. Adicione as seguintes entradas e salve o arquivo.

EOLUninstallDisable=1
EnableAllowList=1
AllowListPreview=1
AllowListUrlPattern=https://FQDN_Of_The_Target_System/ (nome do vcenter+FQDN)

  • lembrando que para cada vCenter Server que você tiver no seu ambiente, deverá ser adicionado a entrada AllowListUrlPattern

Feche todos os navegadores que estiverem abertos e reabra acessando o endereço do vSphere Web Client

Webclient após edição

Nota: Eu os encorajo fortemente a realizar o upgrade de versão, além de obter todos os benefícios que oferecem, você torna o seu ambiente suportável em todos os quesitos.

Até a próxima galera!!!!!!!!!

Quem sou eu? Um apaixonado por TI, filho, pai e apaixonado pela família.Desde 2000 nesta insana busca por conhecimentos. Ops! Amante de uma boa cerveja

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store