vCLS — vSphere Cluster Services

Jorge Andrade
2 min readSep 7, 2021

A partir da versão 7.0 U1 foi implementado um serviço que é executado nos cluster vSphere, chamado vCLS, este serviço mantém os recursos e a integridade das cargas de trabalho executada no cluster.
As máquinas virtuais do agente vCLS são criadas de forma automática quando adicionamos host ao clusters, são necessários até 3 vCLS para serem executados em cada clusters do vSphere, também podemos habilitar o vCLS em cluster com apenas um ou dos hosts (tabela abaixo).

O vCLS são executado em cada cluster, independente do vSphere DRS ou HA, não estejam habilitados no cluster, essa operações são gerenciadas pelo ESX Agent Manager e Workload Control Plane.

Observações:
→ As VMs são gerenciadas pelo ESX Agente Manager, o administrador não precisa gerenciar este.
→ Durante a manutenção o EAM pode deletar e provisionar novamente as VMs quando necessário, os números em parênteses é o contador de novos provisionamentos realizado pelo EAM.
→ O provisionamento vCLS pode ser desabilitado, contudo ele é necessário para o funcionamento do DRS, isso significa que o DRS não funcionará, o que também siginifica que o HA não pode aproveitar o DRS para colocação de failover.
→ Se você tentar habilitar o DRS em um cluster onde há problemas com as VMs do vCLS, uma mensagem de aviso será exibida na página Resumo do Cluster (Cluster Summary).

Mais informações sobre vCLS:
https://docs.vmware.com/br/VMware-vSphere/7.0/com.vmware.vsphere.resmgmt.doc/GUID-96BD6016-4BE7-4B1C-8269-568D1555B08C.html

--

--

Jorge Andrade

Profissional com mais de 20 anos, apaixonado por tecnologia de virtualização.