VMware Cloud Director Availability
Neste artigo falarei brevemente sobre o VCDA, uma solução de Disaster Recovery-as-a-Service (DRaaS), onde é possível fazer replicação assincrona entre ambientes multi-tenant e ambiente on-primises VMware. O availability migra, protege faz failover e reverse de vAPPs e máquina virtuais, sua função tem semelhança com o já famoso SRM (Site Recovery Manager), porém bem mais robusto.
O VCDA apresenta uma arquitetura unificada para recuperação de desastres e migração de workloads, podemos replicar de On-primises to Cloud ou Cloud to Cloud.
O conceito do VCDA consiste nos seguintes appliances:
- Um ou mais Replicator appliance
- Tunnel appliance
- Manager appliance
Casos de Uso:
Disaster Recovery: O Disaster Recovery-as-a-Service DRaaS, fornece o serviço de proteção de suas máquinas virtuais que estão em execução em um datacenter produtivo, tendo a possibilidade da replicação desse workload para um virtual datacenter, parâmetros de sincronização, Profile predefinidos, RPO, Point-in-time, retenção e outros.
Migration: Migração planejada de workloads, podendo usar um fluxo de trabalho, simplificando o processo, quando uma nova migração é configurada da origem para o destino e a sincronização é concluída a VM na origem é desligada e qualquer delta no site de origem é sincronizado com o destino, no destino a construção é inicializada em um novo vAPP/VM a partir dos dados replicados, após pode ser customizar, afim de usa-lo para a operação em um novo ambiente.